Cases

Nossos Indicadores

+ 0
Empresas atendidas
+ 0 K
Pessoas impactadas
+ 1 k
Horas de desenvolvimento

Desafio

Visando o crescimento da companhia, foi definido as competências a serem desenvolvidas para o desenvolvimento da liderança, a nível de Coordenação, Supervisão e Gerência. Foi solicitado à FUTURIZE para customizar um programa que contemplasse todas estas competências, e de forma otimizada.

Solução

A FUTURIZE customizou um programa denominado “Desenvolvimento & Execução dos Programas de Liderando Gestores e Liderando Times PETZ”, com 4 trilhas de desenvolvimento, segmentando a entrega do conteúdo em 2 públicos: Coordenação + Supervisão e Gerência.

Com isso, conseguimos ter a profundidade necessária nas dores específicas vividas pela Liderança da companhia, e o mais importante: através de workshops com conteúdo prático e aplicável, dinâmicas, atividades pré-workshop e pós-workshops, e compartilhamento de atividades, foi favorecido o aprendizado colaborativo. Uma entrega de um programa completo de desenvolvimento.

“Entregas como essa são desafiadoras, pois envolve personalizar o briefing para vender a necessidade trazida pelo RH. Mas tudo vale a pena quando vemos os líderes e as líderes em sala consumindo tudo que foi preparado vorazmente e, consequentemente, desenvolvendo as suas equipes. É uma grande honra e um enorme desafio participar de projetos como este.”

Jonas Lima

O que dizem nossos educadores?

Depoimento do cliente

“A Futurize contribuiu muito com o desenvolvimento dos gestores da Petz. Realizamos turmas por nível e eles trouxeram teorias e práticas que se encaixam com cada momento e o resultado.”

Janaina Jacob

Desafio

O Grupo Caoa sentiu a necessidade de promover um treinamento integrado para colocar os líderes na mesma página e, também, aumentar o nível de engajamento, produtividade e entrega de resultados. 

Solução

Com mais de 400 líderes na companhia, e com orçamento restrito, a companhia selecionou 100 líderes estratégicos para o programa – Os pilares do programa: Evolução, Engajamento e Execução foram trabalhados de forma híbrida, onde definimos módulos a serem assistidos de forma online em um determinado período de tempo, e a cada intervalo dos módulos, fizemos webinários práticos visando a aplicação das ferramentas.

Além disso, houve a troca de experiências entre os líderes e exposição de cases reais da organização para que os líderes pudessem discutir soluções que promovessem um impacto cultural favorável a todos os colaboradores.

Além de ter sido um programa que trouxe muitos aprendizados, tivemos um momento único entre CEO, Diretores, e Gerentes, em que todos se sentiram mais próximos e cada vez mais dentro do negócio. 

“Desenvolver os lideres da CAOA foi um desafio muito interessante e peculiar. Gestores experientes, competentes e detentores de grandes resultados. O que mais eu poderia ensiná-los? Então veio a grata surpresa: além desse atributos, se mostraram apaixonados por evolução. Estavam verdadeiramente conectados com a aprendizagem e mergulharam nas aulas do cursos online, bem como nas abordagens ao vivo. Os feedbacks recebidos nos mostraram que o impacto no cotidiano foi real!”

Alê Prates

O que dizem nossos educadores?

Depoimento do cliente

“Em meio a pandemia e toda a crise que com ela acompanha, num momento tantas incertezas, a Futurize nos trouxe esperança e muito aprendizado com o curso Liderança Evolutiva. O curso apresenta uma abordagem muito prática, fazendo com que os gestores se olhem e percebam o que é importante mudar em seu processo e/ou comportamento. Logo nos primeiros dias, tivemos um Feedback bastante positivo. Os líderes se sentiam comprometidos com o seu aprimoramento contínuo. A cada encerramento do módulo, tivemos os webnários com o Alê Prates reforçando o aprendizado e trazendo vários insights, criando um espaço de muita troca entre os participantes. Por fim, nossa parceria com a Futurize tem sido melhor do que imaginamos. Estamos com grandes expectativas para o próximo ano!”

Sandra Silva

Desafio

A companhia definiu 5 grupos de competências comportamentais para que a liderança se desenvolvesse ao longo do ano. As competências estavam ligadas aos objetivos organizacionais e a empresa sabia o que precisava desenvolver, a dúvida estava no “como”.

Solução

Analisamos as competências de liderança desejadas pela empresa e construímos uma metodologia para o desenvolvimento prático e consistente das competências de liderança. Denominamos o programa “Cultura de Resultados Cacau Show”.

Sugerimos um programa de desenvolvimento de competências com uma proposta pedagógica protagonista e que engaje para a ação. O líder é direcionado ao centro do processo de aprendizagem, por meio da construção do conhecimento, resolução de problemas reais e aplicação imediata das ferramentas aplicadas.

Detalhamos cada grupo de competências em temas específicos, e dividimos o programa em 6 módulos. Como estávamos desenvolvendo líderes de 3 áreas da empresa: lojas, industrial e corporativo, por mais que os temas fossem iguais, a abordagem e o facilitador eram diferentes para que pudéssemos extrair ao máximo dos líderes presentes.

Como temos um time com 70 Educadores Executivos, isto nos permitiu fazer um programa adequando o tema, com o público e com a experiência já vivida pelo Educador Executivo, seja a nível de Varejo, Indústria ou Corporativo. 

“A entrega da Cacau Show foi um diferencial pelo nível teórico de exigência do time. Além disso, foi um equipe muito mesclada, tendo lideranças bem operacionais e bem estratégicas na mesma sala. Falar com um público heterogêneo trouxe ainda mais força à necessidade de se adaptar à realidade. Fora a heterogeneidade do público, tivemos situações em que o workshop era no formato híbrido e adaptar a esse cenário, sem informações, também foi uma surpresa.”

Mariana Belo

O que dizem nossos educadores?

Desafio

A preparação para a sucessão se torna cada vez mais necessária dentro das organizações, e já com esta visão em mente, a Luxottica listou as competências necessárias, atuais e muito importantes para o desenvolvimento e o crescimento dos times de Assistentes, Analistas Jr, Analistas Pleno e Analistas Sr. 

Solução

Desenvolvemos um programa que denominamos “Jornada do Protagonismo Luxottica”. Um programa com o objetivo de fazer com que a cultura de resultados invadisse toda a organização com um time mais protagonista.

Tínhamos como missão, além de desenvolver as competências apresentadas, garantir que os executivos compreendessem o seu papel e a sua importância para o seu crescimento pessoal e profissional dentro da empresa. Criamos 2 trilhas de desenvolvimento:

A trilha #1 foi específica para os níveis Assistentes + Analistas Jr./PL e trouxemos temas ligados às competências de foco no desempenho, produtividade e metodologias ágeis.

A trilha #2, criada especificamente para os Analistas Sr., trouxemos como temas principais: solução de problemas, visão sistêmica, gatilhos mentais e metodologias ágeis.

Um programa intenso e que foi muito especial, com uma forma inovadora de entregar o conteúdo, e buscamos mais uma vez diversificar as entregas entre os módulos com Educadores Executivos distintos, pois entendemos que para trazer ensinamentos práticos dentro das competências desejadas, não bastaria saber o que é feito, mas sim COMO é feito. 

“ Em um ambiente de constantes mudanças, como o mundo atual das organizações, o treinamento na Luxottica permitiu trabalhar o alinhamento entre o desafio de se conduzir uma facilitação online e o tema propriamente dos workshops. Mentalidade ágil (adaptativa) para resolução de problemas em ambientes complexos. Instigador, atual, dinâmico e voltado para o bom desempenho, possibilitador de reais transformações. Como facilitador, uma experiência sensacional.”

Mário Rondon

O que dizem nossos educadores?

Desafio

Profissional com perfil inquieto e que está em busca da evolução contínua como pessoa e profissional, prezando pela satisfação ao longo da Jornada, e não somente no resultado final.

Almeja evoluir nos aspectos de Inteligência Emocional, Comunicação Assertiva, e Abordagem Persuasiva, visando gerar engajamento e empatia com os stakeholders internos e externos. Quer desenvolver uma visão sistêmica, acompanhando a necessidade de inovação e mudanças mercadológicas.

A organização almeja ter líderes com o perfil Educador, que desenvolve pessoas, prepara os colaboradores para novos desafios e eventuais promoções para cargos de liderança, favorecendo o protagonismo e a autonomia, contribuindo, assim, com a expansão da companhia para o estado de Minas Gerais, e reforçando sempre o propósito em ter o associado no centro do negócio, agregando valor para a vida das pessoas.

Solução

A FUTURIZE desenvolveu o Programa de Mentoria Sicredi utilizando uma metodologia que potencializa o líder, valorizando os seus pontos fortes e minimizando os seus pontos fracos, elevando a sua atuação com foco no desempenho esperado pela organização.

Foi um trabalho de alto impacto e que traz à tona as atitudes necessárias para conquistar os resultados desejados, além de estabelecer compromissos para mudanças nas ações cotidianas. Durante o processo de mentoria é realizado check-ins organizacionais periódicos com o contratante e o plano extremamente customizado a cada realidade.

“Está sendo uma experiência muito positiva e gratificante o processo mentiria do gestor executivo, que possibilitou na primeira fase, expandir a sia autoconsciência, tomar posse da sua identidade, propósito pessoal, construção de legados, energia emocional, maior conexão com seu núcleo familiar e equilíbrio pessoa e profissional. Isso possibilitou, no segundo momento, alinhar as expectativas pessoais com a da organização, de modo que definimos o posicionamento executivo, gestão e canalização dos talentos e capacidades, estratégias e um plano de desenvolvimento executivo. Nas palavras do próprio executivo, o processo se resume a uma palavra: Liberdade, para ser o que é de fato, de fazer o que ama, fazer a diferença na vida das pessoas e valorizar o tempo com as pessoas que ama.”

Tales Borsoi

O que dizem nossos educadores?

Depoimento do cliente

“O programa de desenvolvimento da FUTURIZE tem se mostrado singular no meu processo de evolução profissional, bem como na minha vida pessoal. A finesse do processo associado ao trabalho conjunto permitiu fortalecer a visão estratégica, e o desenvolvimento de um escopo de atuação que realmente preconiza a satisfação das necessidades dos associados, somando a isso, através de uma abordagem sutil e sensitiva, a maturação do know how em liderança, por meio da compreensão da diversidade, aceitação da ambiguidade, delimitação de um propósito associativo (pessoa x empresa). A equipe tem se sentido desafiada, e de forma criativa a autônoma está respondendo acima da expectativa inicial.”

Juliano Strohhecker

Desafio

A organização promoveu um executivo de forma horizontal para um outro cargo da alta gestão e também de cunho estratégico.

Entretanto, com processos muito diferentes, um novo time e uma substituição de um cargo que estava sendo ocupado pela mesma pessoa por 20 anos. 

Solução

Construímos um programa personalizado de desenvolvimento com foco na construção de habilidades e comportamentos de liderança e gestão.

Foi realizado um trabalho muito estratégico, levando em consideração a função exercida pelo executivo, associando aos desafios de uma nova área (muito diferente da área que ele estava habituado), focamos na inovação de processos internos, e desenvolvemos habilidades importantes para a construção de um time sinérgico para o alcance dos resultados.

Durante o processo de mentoria, seguindo o padrão da Futurize, foram realizados check-ins organizacionais periódicos com o contratante e o plano foi sendo customizado de forma dinâmica para a realidade da organização ao longo de todo o processo.

“A mentoria para o Marcelo Gallo, suporte Financeiro do CIEE está se mostrando uma experiência muito positiva. Este tipo de trabalho só rende frutos quando há abertura entre as partes para que a troca de sugestões, cenários e opiniões possam fluir naturalmente. E assim tem sido no tocante às questões de equipe e encaminhamento de termas financeiros. O CIEE é uma empresa singular no mercado, o que exige um correto entendimento de seu posicionamento e estratégia e, portanto, um preparo muito adequado para uma corretora entregar do que se pretende. Desde modo, creio que a FUTURIZE está conseguindo fazer a entrega do que fora demandado, em termos de incremento de capacitação de um profissional de alto nível naquela empresa.”

Fernando Azevedo

O que dizem nossos educadores?

Depoimento do cliente

“A minha experiência com a FUTURIZE tem sido muito positiva, visto que existe um foco muito forte na questão da gestão de pessoas, o que impacta fortemente no desenvolvimento e manutenção de equipes de alto rendimento. Equipe bem preparadas, motivadas e bem geridas trazem melhores resultados.”

Marcelo Gallo

Desafio

Os desafios da empresa eram:

  • Construir uma Cultura de Desenvolvimento Humano;
  • Prover aprendizados e treinamentos rápidos, interativos e didáticos;
  • Capacitar 100% dos times e com acompanhamento em tempo real;
  • Gerir de forma organizada e centralizada toda a propriedade intelectual da organização;
  • Promover uma jornada de evolução contínua e gameficada para os times.

Solução

Entregar a todos os líderes e colaboradores uma solução que seja integrada, acessível de equipamento, qualquer lugar e a qualquer hora, e que seja interativa – entendemos na Futurize que para se qualificar e evoluir de forma contínua, a jornada pode ser leve e dinâmica – com conteúdos que sejam relevantes para o indivíduo e para a organização.

Depoimento do cliente

“Com o apoio do time da FUTURIZE, capacitamos nossos colaboradores e time comercial da Kroton. Conseguimos unir o conhecimento de nossos especialistas em Educação, com a expertise do time de FUTURIZE para disponibilizar os melhores cursos e trilhar, na plataforma exclusiva da Kroton.”

Natalia Torres Marinaro